FGTS: Como funciona e como sacar?

Acompanhe nosso artigo e entenda como funciona.

FGTS

Já parou para pensar se há algum dinheiro guardado no seu FGTS? Essa dúvida é mais comum do que se imagina. Muitas pessoas têm valores no FGTS sem ao menos estar cientes. Para outras, saber que o dinheiro está lá é uma coisa, mas entender como realizar o saque é outra.

Se você está curioso para saber se tem direito ao FGTS, continue lendo este artigo, pois aqui explicaremos tudo sobre o FGTS, e você descobrirá se pode ou não sacar.

 

Direito

Cada profissional vinculado ao regime CLT possui o direito ao FGTS. Adicionalmente, esse direito se estende a trabalhadores rurais, atletas profissionais, empregados domésticos, trabalhadores temporários avulsos e aqueles que desempenham atividades sazonais.

 

Quando é possível retirar o dinheiro do FGTS?

Agora que já entendemos quem tem direito, é essencial compreender em quais situações é possível fazer o saque do FGTS. Assim, algumas circunstâncias permitem o saque desses recursos:

Demissão involuntária (sem justa causa);

Aposentadoria;

Aquisição de imóvel próprio;

Encerramento da empresa empregadora;

Conclusão do contrato de trabalho temporário;

Rescisão de contrato por meio de acordo entre o empregado e o empregador (nesse caso, o empregado pode sacar apenas 80% do FGTS);

90 dias ou mais sem atividade remunerada;

Idade igual ou superior a 70 anos;

Doenças graves enfrentadas pelo trabalhador, cônjuge ou filho.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários