Já parou para pensar se há algum dinheiro guardado no seu FGTS? Essa dúvida é mais comum do que se imagina. Muitas pessoas têm valores no FGTS sem ao menos estar cientes. Para outras, saber que o dinheiro está lá é uma coisa, mas entender como realizar o saque é outra.
Se você está curioso para saber se tem direito ao FGTS, continue lendo este artigo, pois aqui explicaremos tudo sobre o FGTS, e você descobrirá se pode ou não sacar.
Direito
Cada profissional vinculado ao regime CLT possui o direito ao FGTS. Adicionalmente, esse direito se estende a trabalhadores rurais, atletas profissionais, empregados domésticos, trabalhadores temporários avulsos e aqueles que desempenham atividades sazonais.
Quando é possível retirar o dinheiro do FGTS?
Agora que já entendemos quem tem direito, é essencial compreender em quais situações é possível fazer o saque do FGTS. Assim, algumas circunstâncias permitem o saque desses recursos:
Demissão involuntária (sem justa causa);
Aposentadoria;
Aquisição de imóvel próprio;
Encerramento da empresa empregadora;
Conclusão do contrato de trabalho temporário;
Rescisão de contrato por meio de acordo entre o empregado e o empregador (nesse caso, o empregado pode sacar apenas 80% do FGTS);
90 dias ou mais sem atividade remunerada;
Idade igual ou superior a 70 anos;
Doenças graves enfrentadas pelo trabalhador, cônjuge ou filho.